Vista Geral
  • Mínimo de jogadores 3
  • Máximo de jogadores 4
Especificações
  • Tipos de jogadores Aficionado, Entusiasta, Especialista, Habitual, Profissional, Sociável
  • Cenários de jogo Jantar de casais, Noite do jogos, Sobremesa com sogros, Visita dos sobrinhos
  • Mecânicas Carreira, Comércio, Conexões, Negociação, Preparação variável, Seleção de dados, Tabuleiro modular, Pontos de vitória ocultos, Semi-cooperativo, Movimento hexagonal
  • Idade mínima recomendada A partir de 12 anos
  • Editor Devir Games
Tempos
  • Duração da partida 90 minutos
  • Duração para explicar 30 minutos ou mais
  • Duração para aprender Uma hora ou mais
Esgotado
39,99 €

Catan Expansão Cidades e Cavaleiros

Autor
Ilustrador
Michael Menzel
Catan Cidades e Cavaleiros é a mais complexa das expansões de Catan e a que mais transforma o jogo original, tornando-o mais estratégico e também aumentando a duração dos jogos, por isso só é aconselhável para jogadores experientes, que desejam ir além do jogo casual e familiar.

Os jogos de Catan Cidades e Cavaleiros são disputados com 13 pontos de vitória em vez dos 10 habituais. Uma das mudanças mais importantes nesta expansão é a chamada matriz de evento. Em cada lançamento dos dados, os jogadores, além dos dois dados normalmente usados, lançarão um terceiro dado que pode resultar no avanço dos bárbaros na sua expedição a Catan, ou que os jogadores podem obter cartas de progresso se a sua cidade estiver suficientemente bem desenvolvida. Em Catan Cidades e Cavaleiros, os jogadores podem proteger-se do ladrão e dos seus efeitos, reforçando as paredes da sua cidade. Eles podem construir essas paredes pagando dois tijolos e isso aumentará o número máximo de cartas que podem ter em mãos quando o ladrão aparecer.

Outra forma de se proteger do ladrão é por meio de cavaleiros. Nesta expansão não há mais cartas de desenvolvimento, então, para conseguir cavaleiros, os jogadores devem comprá-los diretamente. Esses cavaleiros são colocados diretamente no tabuleiro e podem ser usados ​​para afastar o ladrão, para cortar as rotas de comércio de outros jogadores, para proteger suas próprias encruzilhadas ou para lutar contra bárbaros. Cada vez que os bárbaros chegam a Catan, todos os jogadores terão que adicionar a força dos seus cavaleiros para enfrentá-los. Se não tiverem sucesso, os jogadores que menos colaboraram no esforço global verão uma de suas cidades arrasada.

A última grande novidade desta expansão são os três novos materiais; Papel, Tecido e Moeda, que só podem ser obtidos em cidades que fazem fronteira com Florestas, Prados e Montanhas, respetivamente. Esses novos materiais são aqueles que permitem às cidades progredir e possibilitar a obtenção das novas cartas de desenvolvimento, bem como a obtenção do estatuto de Metrópole das cidades mais avançadas em cada um dos tipos de progresso. Alcançar este estatuto concede aos jogadores 2 pontos de vitória.