Lidere uma tripulação Viking até a glória imortal em Karvi

A história dos vikings é cercada de mitos: na realidade eles não eram mais cruéis e sanguinários que os vizinhos europeus, nem eram todos loiros ou tinham chifres nos capacetes. Esta imagem distorcida e estereotipada dos povos nórdicos foi criada muitos anos depois e hoje ainda é difícil distinguir a realidade do cliché. Embora seja verdade que muitos foram para o mar, saquearam aldeias estrangeiras e estabeleceram colónias, também é verdade que havia agricultores e comerciantes vikings. Embora a sua obra não tenha sido tão épica, é uma face indispensável da mesma moeda.

Karvi é um jogo ambientado na Era Viking e combina precisamente essas duas imagens do povo nórdico. Por um lado, coloca-se no lugar de um intrépido Jarl, que viaja pelos mares do norte para alcançar a glória imortal. Sob as velas do seu próprio navio, um karvi, irá liderar a sua tripulação, lutar e saquear o máximo que puder. Mas se fizer apenas isso, não será capaz de vencer: também deve negociar com culturas estrangeiras, efetuar melhorias nos navios, contratar novos guerreiros e ter provisões suficientes de cerveja e pão para os seus aldeões. Somente através de um bom planeamento poderá superar clãs rivais e forjar uma lenda que sobreviverá ao teste do tempo.

Desenhado por Torgeir Tjong e ilustrado por Ingram Schell, Karvi pode ser apreciado a 2 jogadores ou em grupos de até 4 jogadores, a partir de 12 anos, em partidas com duração aproximada de 120 minutos. O objetivo do jogo é marcar o máximo de pontos possível após o término do mesmo. Através de mecânicas de colocação de trabalhadores com dados e gestão de recursos, entre outros, Karvi é uma proposta pensada para jogadores experientes que causou grande atenção na última feira de Essen. Agora irá descobrir o porquê.

Os componentes

Um dos principais elementos do jogo é o grande tabuleiro central, impresso em ambos os lados, que mostra uma bela ilustração do Mar do Norte. No mapa vemos aldeias e cidades marcadas, tanto na costa norueguesa como na Irlanda, bem como na Islândia e na ilha da Grã-Bretanha. Os navios dos jogadores passarão por esses locais ao longo do jogo e poderão saquear, negociar e até mesmo construir em alguns deles.

No centro da mesa estará também o tabuleiro da aldeia, um painel menor através do qual os dados dos jogadores se moverão dependendo das ações que desejam realizar. E, além disso, cada jogador possui um tabuleiro pessoal onde pode atualizar o status de seu navio e tripulação, desbloquear atualizações ou esculpir pedras rúnicas.

O jogo inclui muitas peças de madeira: desde um conjunto pessoal para cada jogador com torres, feitorias e peões de pontuação, até 55 fichas de recursos (20 peles, 20 moedas de prata e 15 barras de ouro). Também encontramos 48 peças de negociação e saque e mais de 80 cartas, divididas em diversos baralhos.

Por outro lado, os amantes da modelagem encontrarão um minijogo extra em Karvi. Antes do primeiro jogo, os jogadores devem montar os seus navios com diversas peças de cartão de sua cor, até terem um imponente karvi para navegar pelos mares. O navio em miniatura não tem apenas fins decorativos: as provisões serão armazenadas no mastro, componentes que têm formato de arruela e se encaixam perfeitamente. Terminado o jogo, também poderá montar os 7 baús incluídos na caixa para guardar todos os componentes. Num compromisso com uma produção de jogos mais ecológica e sustentável, Karvi não inclui componentes plásticos dentro da caixa.

A preparação do jogo também é bastante simplificada graças às diversas caixas contendo os componentes. E tudo isso tem uma arte delicada e elegante, inspirada nas inscrições nas pedras rúnicas vikings, que podemos ver tanto na capa da caixa quanto nos tabuleiros do jogo.

A partida

Em Karvi são usados ​​dados, mas nunca são lançados. Na verdade, eles simbolizam membros da sua tribo, que trabalham para si. Porém, depois de um árduo dia de trabalho, eles ficam com fome e sede... É por isso que cada dado possui uma certa quantidade de chifres de cerveja, indicados em cada face do dado. Quanto mais chifres de cerveja o seu dado mostrar, mais ações poderá realizar. Os dados de todos os jogadores movem-se no sentido horário ao redor do tabuleiro da aldeia, nos painéis de ação, começando e terminando na área de descanso. A ordem do turno é determinada pelo dado que está mais atrás e quando todos os jogadores tiverem jogado o turno, a ronda termina. O jogo é disputado em 3 ou 4 rondas (dependendo do número de jogadores), após as quais o jogador com mais pontos vence o jogo.

Porém, na nossa vez temos à disposição uma série de ações livres, que podemos realizar antes ou depois de mover o dado de ação. A primeira e mais importante é movimentar o seu navio, embora não irá muito longe sem mantimentos. Navegará pelos quadrados do tabuleiro central e dependendo de onde termina seu movimento, poderá explorar ou construir. Se terminar o movimento num local com uma peça de comércio ou cerco, pode pegar uma e mantê-la próxima do seu tabuleiro para realizar ações com ela mais tarde. Se encerrar o movimento num espaço com canteiro de obras, poderá construir uma torre ou entreposto comercial, que o recompensará com pontos de vitória e bónus ao realizar  determinadas ações.

Além de viajar, as ações gratuitas no seu turno também permitem que use cartas de atualização ou trocar ouro. Este recurso funciona como um recurso universal, permitindo obter cerveja, provisões, odres ou prata. Pode ser muito útil ter reservas de ouro!

E que ações os dados nos permitem realizar? Para começar, existem espaços que nos permitem armazenar todo o tipo de recursos, desde cerveja (para podermos fazer mais ações ou ações mais poderosas mais tarde) até provisões (que nos permitirão levar o nosso navio mais longe), incluindo materiais como peles ou prata. Também podemos conseguir novos membros para a tripulação ou melhorar a sua força de combate.

Outra ação que encontramos no conselho da aldeia é melhorar. Com esta ação, pode comprar uma carta de atualização dos três baralhos disponíveis ou colocar uma peça ou pedra rúnica no seu tabuleiro pessoal. As cartas de aprimoramento, como o próprio nome sugere, oferecem benefícios importantes ao longo do jogo. Eles podem facilitar a movimentação do seu navio, recompensá-lo com descontos ou recursos diretos e beneficiar os seus guerreiros. Por outro lado, as peças recompensam com pontos e benefícios permanentes. Porém, tem que pagar um custo e atender a certos requisitos para colocá-las, então deve planear com antecedência quais as melhorias que são mais adequadas num determinado momento.

As ações dos dados também nos permitem negociar e saquear, utilizando as fichas que guardamos ao lado do nosso tabuleiro pessoal após explorar o mapa com a nossa embarcação. Além de bónus importantes, a negociação e o saque permitem desbloquear melhorias no nosso tabuleiro pessoal, desde mais edifícios à nossa disposição até a possibilidade de obter mais recursos quando realizamos ações com os nossos dados. Também desbloqueia rotas exclusivas no tabuleiro central e ações especiais no tabuleiro da vila. Podem ser as ações mais caras do jogo, mas a negociação e o saque também são, sem dúvida, as mais importantes.

Por outro lado, Karvi oferece variantes do jogo base, o que garante a sua rejogabilidade no futuro. As peças de ação e a área de descanso, localizadas ao redor do tabuleiro da vila, possuem um modo avançado na parte traseira, para jogos mais desafiantes. E as regras incluem modificações para minimizar o componente de sorte ou adicionar um ponto estratégico à assimetria no início do jogo com a seleção das cartas iniciais. Desta forma, o Karvi adapta-se à experiência que os jogadores desejam em cada jogo.

Pontos de venda

Quer goste de jogos com temática Viking ou goste da mecânica clássica dos jogos euro, como gestão de recursos ou colocação de trabalhadores com dados, Karvi é para si. Reserve a sua cópia e embarque numa aventura única com a sua tripulação para forjar uma lenda digna dos melhores feitos vikings.