Lacrimosa, o jogo de tabuleiro sobre a vida e obra de Mozart

Criado por Gerard Ascensi e Ferran Renalias, e com arte de Jared Blando e Enrique Corominas, Lacrimosa traz uma proposta diferente com o seu tema original e componentes diferenciados.

Introdução

Senhoras e senhores, a todos os presentes lamentamos informar que Wolfgang Amadeus Mozart faleceu, deixando a sua última obra, o Requiem, incompleta. O que fará Constanze, sua pobre viúva, para que a obra seja terminada?

Esta é a estreia de Lacrimosa, um jogo criado por Gerard Ascensi e Ferran Renalias, no qual os jogadores assumirão o papel de patrono de Mozart, a quem a sua viúva pedirá ajuda pela última vez para participar do financiamento da sua obra e assim possibilitar-lhe ser capaz de escrever as memórias do seu falecido marido.

Mais do que um jogo musical, temos um jogo biográfico do mestre do classicismo, que foi também um dos músicos mais influentes da história.

O tabuleiro principal

 

O tabuleiro principal de Lacrimosa tem três secções:

A secção superior é onde podemos obter cartas de obra (composições musicais) e cartas de memória (momentos específicos da vida de Mozart), que podem ter custos e/ou recompensas.

No centro temos um mapa da Europa central que marca os roteiros das viagens que Mozart fez em vida. Os jogadores poderão viajar por este mapa para reconstruir as memórias do Compositor, cumprir objetivos secundários e muito mais.

A moeda do jogo são os ducados, que nos servirão juntamente com waypoints para que Mozart viaje pela Europa e possa apresentar-se nas salas e teatros mais importantes para ganhar fama e dinheiro para o músico e seus patronos.

Na última parte do tabuleiro temos o "Requiem", a sua última obra inacabada. Como patronos do Amadeus, o nosso trabalho será contratar compositores para finalizarem a partitura. Essa parte é dividida em cinco movimentos, que serão as cinco rondas do jogo: Kyrie, Sequentia, Offertorium, Sanctus e Agnus Dei. Parte da pontuação final do jogo dependerá de um jogo de maiorias em cada um dos movimentos do Requiem.

O tabuleiro pessoal

 

Cada jogador tem um tabuleiro pessoal onde joga as suas cartas para realizar ações, acompanhar os seus marcadores e gerir recursos ao longo do jogo.

O tabuleiro de três camadas representa o diário dos mecenas, onde foram tomadas notas ao longo dos anos da sua relação com Mozart, memórias, obras encomendadas, investimentos e viagens que fizeram, apresentações em teatros e cortes europeias, bem como o contributo para o financiamento do Réquiem.

Este tabuleiro destaca a maneira como jogamos as nossas cartas, pois o tabuleiro possui orifícios especiais na parte superior e inferior. Dependendo de onde decidirmos jogá-los, obteremos resultados diferentes.

A secção superior é chamada de Experiências, e nela jogaremos cartas de memória para realizar ações e obter recompensas. A secção inferior é chamada de secção História e, ao jogar cartas aí, obteremos pontos de história que podem ser de três tipos: talento de Mozart, movimento ou caminho e escrita musical.

O centro do tabuleiro pessoal também possui marcadores para acompanhar os nossos pontos de história e o nosso nível económico no marcador financeiro. Por fim, encontraremos a instrumentação do Requiem, a área do tabuleiro pessoal de onde tiraremos as peças musicais à medida que contratarmos compositores para completar a obra póstuma de Mozart.

A partida

 

Lacrimosa é jogado em cinco rondas que representam diferentes períodos da vida artística e pessoal de Mozart. Cada ronda tem quatro turnos e uma fase de manutenção. Por sua vez, cada jogador escolherá quais as ações a realizar com base nas cartas da sua mão e nos recursos que possui no seu tabuleiro pessoal.

Os jogadores devem escolher, turno a turno, qual a ação a tomar. Algumas delas são, por exemplo, encomendar composições, documentar memórias, apresentar ou vender uma obra musical, percorrer o tabuleiro central ou compor o réquiem. Essas ações estarão vinculadas a formas de obter pontos de vitória.

Após os quatro turnos, a fase de manutenção é realizada e a próxima ronda começa.

Lacrimosa é um jogo no qual deve interagir com todo o tabuleiro e componentes. Poderá experimentar diferentes estratégias em outros jogos, pois a variedade de estratégias é muito ampla e pode obter pontos de vitória de muitas maneiras diferentes. Vai concentrar-se em percorrer as cortes europeias, cumprindo objetivos secundários opcionais? Prefere preencher a partitura incompleta com notas musicais? Ou talvez prefira representar as obras de Mozart o máximo possível, para que a sua memória reviva na sua música?

Seja qual for o caminho que escolher, o seu objetivo é claro: ser o maior patrono de Mozart ao longo da história.

Modo solitário: A história de Schikaneder

 

Como é habitual nos jogos próprios Devir, Lacrimosa inclui um modo solo desenhado pelos criadores do jogo. Aqui, o jogador ficará cara a cara com ninguém menos que Emanuel Schikaneder, um querido amigo e colega de Mozart, com quem compôs a sua famosa ópera A Flauta Mágica.

Neste modo solo, Schikaneder será o seu rival, e começará com vantagem, já que a representação de A Flauta Mágica ajudou muito a viúva, Constanze. Será capaz de superá-lo?

Carregando...