O outono chega finalmente à floresta de Savernake, e os animais correm para recolher e armazenar o que resta a sua comida para sobreviver ao inverno até a chegada da primavera. Raposas, ouriços, castores, corujas, coelhos, pica-paus, gatos selvagens... Até 23 tipos diferentes de animais vivem nesta exuberante floresta, tingida de ocres, laranjas e amarelos típicos desta época do ano. Mas os caminhos por vezes transformam-se num labirinto e não é fácil encontrar os mantimentos certos... É a tua vez de lhes dar uma mão, ou uma pata!

Savernake Forest é um jogo onde 2-4 jogadores constroem a sua própria seção da floresta com caminhos onde animais e comida aparecerão. Para obter a pontuação mais alta, os jogadores devem garantir que em cada caminho os animais possam recolher a sua comida favorita. O jogo termina quando todos os participantes tiverem completado a sua floresta, com um total de 16 cartas.

Desenhado por Rodrigo Rego e ilustrado por Núria Aparicio, permite jogos de cerca de 30 minutos para jogadores a partir dos 10 anos. Com arte de sonho, Savernake Forest atinge um equilíbrio perfeito entre diversão e estratégia que o torna perfeito para qualquer tipo de ludoteca e grupo de jogadores. Família e amigos vão se divertir ajudando os bichinhos da floresta, enquanto tentam tirar o máximo proveito dos seus caminhos para alcançar a maior pontuação. Dê um passeio por Savernake no outono e deixe-se levar pelo encanto da sua fauna!

Os componentes

A caixa de Savernake Forest inclui 64 cartas florestais, que se dividem em dois baralhos de cartas quadradas, um mostrando animais e outro mostrando caminhos onde pode haver um ou mais tipos de alimentos: bagas, minhocas, ovos e nozes. Ilustradas pela perita caneta de Núria Aparicio, as cartas são o elemento principal do jogo, uma vez que irão formar a secção florestal de cada jogador.

Também encontramos um tabuleiro dupla face, que, por um lado, mostra 4 animais que nos ajudarão ao longo do jogo e, por outro, o marcador de pontuação. Por fim, há 34 fichas de madeira lindamente esculpidas: 15 marcadores de toca, 15 de água e 4 marcadores de pontuação.

A partida

Durante a preparação, três cartas de caminhos e uma carta de animal são colocadas à vista de todos os jogadores abaixo do tabuleiro central. Um jogo de Savernake Forest é jogado em várias rondas. Em cada uma, os jogadores têm um turno para escolher uma das cartas visíveis e adicioná-la à sua floresta. O jogo termina quando todos os jogadores tiverem completado o seu trecho de floresta com 16 cartas.

Cada jogador, no seu turno, escolherá uma das cartas e a adicionará à sua floresta, sempre respeitando três regras: nunca pode haver dois animais no mesmo caminho; as cartas devem ser adjacentes e as cartas não podem ser colocadas fora de uma grelha de 4x4.

No decorrer do jogo, os jogadores terão a ajuda de alguns animais, dependendo da carta que escolherem no mercado central. O galo ajudará a acordar cedo, para que seja o primeiro a escolher uma carta no próximo turno. O tatu ensina a cavar abrigos melhores para armazenar mais comida, então pode pegar um token de toca e adicioná-lo a uma de suas cartas de animal para aumentar a capacidade de armazenamento desse animal em 1. A cabra ensina a se hidratar melhor, oferecendo um token de gota de água que pode ser associado à comida e aumentar o seu valor em 1. Finalmente, o coelho ajuda a atrair novos animais para a sua floresta.

Cada animal mostra quanta comida pode armazenar e as suas preferências. Por exemplo, a raposa adora ovos, mas não bagas ou nozes. Para obter a melhor pontuação, terá que tentar fazer com que cada animal recolha as suas comidas favoritas.

Cada animal permite que ganhe pontos seguindo o caminho que começa a partir da sua carta. Os animais armazenam os alimentos que encontram pelo caminho, até atingirem a sua capacidade máxima de armazenamento, independentemente de quantos pontos obtiverem por cada tipo de alimento. Então é preciso planear bem os caminhos para tentar dar a cada animal o que ele mais gosta.

Para jogadores que procuram desafios mais avançados, o livro de regras inclui uma variante para dois jogadores com algumas modificações que aumentam a dificuldade. Um grande impulso se já domina as regras básicas!