CATAN: 25 ANOS

Klaus Teuber era dentista de profissão e no final da década de 80 estava falido, foi quando começou a criar jogos de tabuleiro, entre os quais Catan, que na sua primeira edição vendeu 5000 exemplares antes de ele poder fica com qualquer cópia para si.

Embora Catan tenha sido lançado em 1995, o jogo só se tornou lucrativo alguns anos depois, razão pela qual é considerado o primeiro jogo de sucesso do Século XXI.

Em 1995 Klaus conquistou o seu quarto troféu Spiel des Jahres (que são como os Óscares dos jogos de tabuleiro) e o mais importante é que, a partir de então, o jogo passou a vender cada vez mais, pelo que ele começou a trabalhar em expansões que proporcionassem novas experiências, criando assim as super populares Catan: Navegantes e Catan: Cidades e Cavaleiros.

Os sucessos começaram a sucederem-se uns aos outros e Klaus decidiu criar a sua própria empresa, a Catan GmbH, administrada desde sempre por membros da sua família.
Neste mês de Novembro comemoram-se os 25 anos de Catan; partilhamos alguns números:

• 32 milhões de unidades vendidas.
• Comercializado em mais de 50 países.
• Editado em mais de 40 idiomas.
• Campeonato do Mundo, com participantes de 4 continentes diferentes (o atual campeão é o mexicano Quetzal Jiménez).
• É um dos jogos de tabuleiro mais vendidos de todos os tempos.

Reid Hoffman, co-criador do LinkedIn, já o utilizou em entrevistas de emprego para selecionar candidatos; famosos, como Mark Zuckerberg (CEO do Facebook), Elisabeth banks, Kristen Bell e Mila Kunis são fãs de Catan, tendo já surgido em séries televisivas como The Big Bang Theory, Parks and Recreation e tantas outras, mas porquê?

O desejo de Klaus era criar um jogo com mais cooperação e menos competição direta. Sem se aperceber de imediato, ele tinha encontrado a essência de Catan e o que o tornaria um jogo diferente de qualquer outro, levando-o à extrema popularidade na Europa e à explosão assim que chegou à América, pois não só mantém a competição, como obriga os jogadores a cooperarem com os adversários, sem permitir que os conflitos sejam resolvidos violentamente.

Outro dos encantos de Catan, é que, ao contrário de tantos outros, as possibilidades de jogo são infinitas, ou seja, graças ao seu tabuleiro modular de 16 hexágonos, podemos obter 244,432,188,000 combinações distintas, tornando cada jogo de Catan numa experiência totalmente diferente.

Apesar de 2020 estar a ser um ano muito diferente, Catan está a comemorar o 25º Aniversário à sua maneira. Com o apoio da Niantic, os criadores de Pokemon Go!, está a ser concretizado o jogo de realidade aumentada chamado Catan – World Explorer, o qual tem versões digitais para computadores e consolas de videojogos. Na Alemanha surgiu um Escape Room temático totalmente sobre Catan e Klaus Teuber escreveu a autobiografia “My Journey to Catan”.
Neste 25º aniversário comemorarmos a inspiração que surgiu no sótão de Klaus, enquanto este criava os seus jogos, ainda longe de imaginar o universo Catan que teria nas suas mãos…