
Regras para a organização de Torneios Qualificadores para os Nacionais de Catan e Carcassonne
As inscrições para a realização de Torneios Qualificadores estão agora abertas, podendo as candidaturas serem submetidas até às 23:59h do dia 26 de Março.
A temporada de Torneios Qualificadores para a Fase Final dos Nacionais de Catan e Carcassonne terá início a 25 de Março, na LeiriaCon, como é já tradição, e a cada organizador será permitida a dinamização de um torneio de qualificação de cada jogo, se assim o desejar.
O período para a realização dos qualificadores estende-se de até ao dia 25 de Junho, podendo a receção de resultados ocorrer, impreterivelmente, até ao dia 26 de Junho
As Fases Finais Nacionais serão realizadas na Área Metropolitana de Lisboa, em locais e datas a indicar, em distintos Domingos do mês de Julho.
O quadro geral de Torneios Qualificadores será divulgado até final do mês de Março, podendo, excecionalmente, e por motivos de força maior, serem adicionados, posteriormente, novos qualificadores.
Abaixo, indicamos os requisitos para a realização de um Torneio Qualificador.
Bases e regulamentos:
Entre os meses de Abril e Junho poderão ser realizados Torneios Qualificadores em todo o território nacional. Estes qualificadores concederão uma ou mais vagas para a Fase Final do Campeonato Nacional do respetivo jogo, de acordo com o número de participantes.
A idade mínima de participação para cada jogo é a seguinte:
Catan: pelo menos 10 anos
Carcassonne: pelo menos 7 anos
Todos os menores de 18 anos deverão estar devidamente autorizados e acompanhados por um responsável legal durante a totalidade dos eventos.
NACIONAIS 2023 (datas a indicar oportunamente)
Final de Carcassonne: Domingo, X de Julho, 10 horas
Final de Catan: Domingo, X de Julho, 10 horas
Requisitos:
- Podem organizar qualificadores para os Campeonatos Nacionais de Catan e/ou Carcassonne, todas as lojas, especializadas ou não, organizadores de eventos, ou feiras e associações que submetam atempadamente o formulário de inscrição.
- Os torneios devem ser gratuitos e abertos à participação do público em geral.
- O organizador do torneio deverá preencher devidamente o referido formulário, no qual são solicitados diversos dados, tais como contactos, projeto, descrição do espaço, lugares oferecidos, 2 datas facultativas para a realização e outras informações que a Devir solicite.
- A Devir avaliará todas as propostas e coordenará cada torneio de acordo com a disposição territorial, para assegurar a sua adequada distribuição, a fim de evitar coincidências de datas em locais geograficamente próximos.
- Os organizadores não podem anunciar as datas dos torneios sem previamente obterem confirmação da data e local por parte da Devir.
- A Devir enviará como prémio um exemplar do jogo Carcassonne Caçadores-Recolectores (no caso de Carcassonne) e/ou KareKare (no caso de Catan) para premiar cada um dos vencedores, assim como cópias de jogos de torneio, se necessários, numa quantidade a determinar individualmente, com cada organizador, que serão posteriormente recolhidas.
- O formato de cada qualificador dependerá do número de jogadores participantes. Em caso de dúvidas ou conflito, o árbitro ou o responsável por supervisionar cada torneio terá a última palavra, sempre respeitando as regras do jogo e as do regulamento geral de cada campeonato.
- Previamente ao início de cada torneio, o organizador deve informar os participantes sobre os regulamentos fornecidos pela Devir, bem como quaisquer restrições aplicáveis.
- Cada qualificador concederá entre uma e seis vagas, de acordo com a participação registada, devidamente indicada no regulamento de cada uma das competições.
- Caso um jogador legitimamente qualificado num Torneio Qualificador abdique da sua vaga para a Fase Final Nacional, ou já tenha outra vaga obtida em torneios anteriores, deverá indicá-lo atempadamente, passando esta para o classificado seguinte e por aí adiante, podendo, no limite, ser qualificado um jogador que tenha concluído o torneio na sexta posição.
- A Devir compromete-se a organizar e a gerir as Fases Finais Nacionais. As despesas de deslocação e alojamento, bem como outras de caráter pessoal, deverão ser suportadas pelos próprios qualificados.
- Os organizadores devem gerir a competição e apurar a classificação final dos torneios, submetendo os resultados à Devir, no prazo máximo de 3 dias após o evento, acompanhados de algumas fotografias, identificadas, onde se incluam, pelo menos:
- 2 panorâmicas distintas da sala na fase de qualificação
- 2 panorâmicas distintas da mesa final
- 2 fotos distintas com o vencedor, com o prémio na mão
- Em todas as publicações referentes aos qualificadores, os organizadores têm de identificar a conta da Devir Portugal da respetiva rede social e partilhar o link para a Landing Page, a qual será disponibilizada aquando do anúncio do quadro geral de Torneios Qualificadores.
- Na futura Landing Page serão igualmente disponibilizados os regulamentos de cada uma das competições, bem como os livros de regras, posters, marcadores de mesa e outras imagens, para livre utilização, disponibilizados aqui: