
Regras para a organização de Torneios Qualificadores para os Nacionais de Catan e Carcassonne
As inscrições para a realização de Torneios Qualificadores estão agora abertas, podendo as candidaturas serem submetidas até ao dia 5 de Abril.
A temporada de Torneios Qualificadores para a Fase Final dos Nacionais de Catan e Carcassonne terá início a 1 de Abril (não, não é mentira), na LeiriaCon, como é já tradição, e a cada organizador será permitida a dinamização de um torneio para cada jogo, se assim desejar.
O período de qualificação estende-se até ao dia 3 de Julho, podendo a receção de resultados ocorrer, impreterivelmente, até ao dia 5 de Julho.
As Fases Finais Nacionais serão realizadas na Área Metropolitana de Lisboa, em locais e datas a indicar, em fins-de-semana distintos da segunda quinzena de Julho.
O quadro geral de Torneios Qualificadores será divulgado no dia 6 de Abril, podendo, excecionalmente, e por motivos de força maior, serem adicionados, posteriormente, novos qualificadores.
Abaixo, indicamos os requisitos para a realização de um Torneio Qualificador.
Bases e regulamentos:
Entre os meses de Abril a Julho poderão ser realizados Torneios Qualificadores em todo o território nacional. Estes qualificadores concederão uma ou mais vagas para a Fase Final do Campeonato Nacional do respetivo jogo.
A idade mínima de participação para cada jogo é a seguinte:
Catan: pelo menos 10 anos
Carcassonne: pelo menos 7 anos
Todos os menores de idade deverão estar devidamente autorizados por um responsável legal.
NACIONAIS 2022 (datas provisórias)
Final de Carcassonne:Domingo, 17 de Julho, 10 horas
Final de Catan:Domingo, 31 de Julho, 10 horas
Requisitos:
Os requisitos para poderem ser organizados Torneios Qualificadores são os seguintes:
- Podem organizar qualificadores para os Campeonatos Nacionais de Catan e/ou Carcassonne, todas as lojas, especializadas ou não, organizadores de eventos ou feiras e associações que submetam atempadamente o formulário de inscrição.
- Os torneios devem ser gratuitos e abertos à participação do público em geral.
- O organizador do torneio deverá preencher devidamente o referido formulário, no qual são solicitados diversos dados, tais como contactos, projeto, descrição do espaço, lugares oferecidos, 2 datas facultativas para a realização e outras informações que a Devir possa dispor, bem como o correto tratamento da cláusula de proteção de dados.
- A Devir avaliará todas as propostas e coordenará cada torneio de acordo com a disposição territorial, para assegurar a adequada distribuição de todos os torneios, a fim de evitar coincidências de datas, em locais geograficamente próximos.
- Cada qualificador concederá entre 1 e 6 vagas, de acordo com a participação registada, devidamente indicadas no regulamento de cada uma das competições.
- Caso um jogador legitimamente qualificado num Torneio Qualificador rejeite a vaga para a Fase Final Nacional, ou já tenha outra vaga obtida em torneios anteriores, deverá indicá-lo atempadamente, passando esta classificado seguinte e por aí adiante, podendo, no limite, ser qualificado o sexto classificado de cada torneio.
- A Devir compromete-se a organizar e gerir as Fases Finais Nacionais. As despesas de deslocação e alojamento, bem como outras de caráter pessoal, deverão ser suportadas pelos próprios qualificados.
- A Devir enviará como prémio uma cópia do jogo Fast Food Fear para premiar cada um dos vencedores, assim como cópias de jogos de torneio, se necessários, numa quantidade a determinar individualmente, com cada organizador.
- O formato de cada qualificador dependerá do número de jogadores participantes. Em caso de dúvidas ou conflito, o árbitro ou responsável por supervisionar cada torneio terá a última palavra, sempre respeitando as regras do jogo e as do regulamento geral de cada campeonato.
- Não anuncie o torneio sem a confirmação da data e local por parte da Devir.
- Previamente ao início de cada torneio, o organizador deve informar os participantes sobre os regulamentos fornecidos pela Devir, bem como quaisquer restrições aplicáveis.
- Os organizadores devem gerir a competição e apurar a classificação final dos torneios, submetendo os resultados à Devir, no prazo máximo de 3 dias após o evento.
- Após a conclusão do torneio, a Devir poderá solicitar um resumo fotográfico e/ou escrito para se inteirar do ambiente e experiências dos organizadores e dos jogadores