Vista Geral
  • Mínimo de jogadores 1
  • Máximo de jogadores 4
Especificações
  • Tipos de jogadores Aficionado, Esporádico
  • Cenários de jogo Dia do piscina, Jantar de casais, Menos de uma hora, Sobremesa com sogros, Sozinho em casa
  • Mecânicas Draft, Papel e lápis, Seleção de dados, Solitário
  • Idade mínima recomendada A partir de 8 anos
  • Editor Devir Games
Tempos
  • Duração da partida 30 minutos
  • Duração para explicar 5 minutos
  • Duração para aprender 30 minutos
Em stock
14,99 €

Optimus

Autor
Ilustrador
Leon Schiffer

Nominado para o Kennerspiel des Jahres de 2018, este jogo amigo da família introduz uma mecânica inovadora para jogadores de todos os tipos. Em Plenus, lança os dados, escolhe o que mais lhe convém, risca o quadrado, e repete. É preciso ter cuidado ao escolher os dados, porque os que sobram vão para os outros jogadores. Optimus é um jogo rápido, familiar e muito viciante! Em Optimus, é preciso estar atento tanto aos números como às cores na folha de pontuação. Este jogo funciona através de um mecanismo único, "Roll&Write". Quando um jogador escolhe um dado, ele ou ela risca um quadrado na área da sua ficha na cor desse dado, ou escreve o número desse dado. Por exemplo, nos quadrados amarelos, ele risca os números que são os resultados dos dados. Quanto mais quadrados marcar, mais pontos terá no final do jogo. O mesmo se aplica aos quadrados azuis, mas os números que risca são o número do dado azul somado com o número do dado branco. Na área verde, só se pode riscar os quadrados se o resultado for maior ou igual ao número do quadrado, ganhando mais pontos quanto mais os quadrados forem riscados. Na área laranja, escreve-se o número que aparece no dado, e no final do jogo somam-se todos os números que se colocaram. E na zona roxa todos os números têm de ser superiores ao último, excepto quando se recebe um 6 e se reinicia. No final do jogo somam-se todos os números para calcular os pontos. Na sua vez, o jogador activo lança todos os dados e escolhe quais prefere. 

Cuidado, quando este jogador escolhe um dado com um valor mais alto para outros dados, os dados com números mais baixos vão para o tabuleiro. Se um dado laranja com o número 6 sair, faria sentido escolher este dado porque no final do jogo somam-se todos os valores dos quadrados. Mas se o jogador activo escolher isto, todos os dados com números inferiores a 6 vão para o tabuleiro, e os outros jogadores têm muitas opções para escolher os dados. O jogador activo lança os dados, escolhe um e coloca-o em cima do seu contador, reservando este dado apenas para seu uso. Voltam então a lançar todos os dados não utilizados e escolhem outro, cruzando a caixa ou anotando o número. Lança os dados uma última vez, e escolhe o seu último dado. Coloca-o no seu balcão e o resto dos dados vai para o tabuleiro. O resto dos jogadores escolhem um dos dados que está no tabuleiro e ou riscam-no ou preenchem-no usando o seu número. 

Depois, o jogador activo muda e o processo é repetido com o jogador seguinte. Existem outros mecanismos que pode ganhar ao cruzar os quadrados, tais como o reroll (o jogador activo pode fazer o reroll de todos os dados) ou dados adicionais (qualquer jogador pode cruzar outro quadrado a partir dos resultados de um turno). Para um desafio estratégico em que todas as acções dos jogadores estão empenhadas em manter um olho em cada resultado, tente Optimus. Dados, marcadores e folhas de papel nunca deram tanto jogo! Optimus é um jogo familiar estratégico para jogadores que querem exercitar o seu cérebro e trabalhar o seu pensamento matemático. Se se atrever a jogar um jogo, irá jogar muitos, muitos mais. Este jogo pode ser desfrutado com amigos ou pode praticar para obter os melhores resultados sozinho. Aprenda a jogar Optimus na Devir TV.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator