Vista Geral
  • Mínimo de jogadores 3
  • Máximo de jogadores 4
Especificações
  • Tipos de jogadores Aficionado, Esporádico, Explorador, Habitual, Profissional, Sociável, Ternorento
  • Cenários de jogo Dia épico, Jantar de casais, Noite do jogos, Sobremesa com sogros, Visita dos sobrinhos
  • Mecânicas Carreira, Comércio, Conexões, Destreza, Gestão de mão, Negociação, Preparação variável, Seleção de dados, Tabuleiro modular, Atuação, Semi-cooperativo, Movimento hexagonal
  • Prémios Spiel des Jahres, Juego del Año
  • Idade mínima recomendada A partir de 10 anos
  • Editor Devir Games
Tempos
  • Duração da partida 90 minutos
  • Duração para explicar 10 minutos
  • Duração para aprender 30 minutos
Em stock
39,99 €

Catan

Autor
Ilustrador
Michael Menzel
Catan é composto de vários fatores que tornam o jogo altamente rejogável. É jogado num tabuleiro hexagonal, onde os jogadores colocam as suas vilas e cidades. Cada hexágono possui um número, que muda jogo após jogo. Os números são a soma dos dados, que são lançados a cada jogada. Dependendo das probabilidades de um número ser mais ou menos comum, o número é grande e vermelho (é mais provável que apareça), grande (probabilidade alta), médio ou pequeno.

Os jogadores que têm uma cidade adjacente a uma cidade com um número que sai, recebe desse hexágono. São cinco recursos: a madeira que é coletada nas florestas, a argila que é produzida nas colinas, a lã que é produzida pelas pastagens, os cereais que são produzidos pelas lavouras e os minerais que são produzidos nas montanhas.

Com esses recursos, pode construir mais vilas, estradas, transformar vilas em cidades ou comprar cartas de desenvolvimento. Dependendo da estratégia do jogador, ele gere os seus recursos para obter pontos de vitória.

É possível que um jogador não tenha o tipo de recurso de que precisa. Nesse caso, numa fase do seu turno, eles podem trocar os seus recursos com outros jogadores. O custo da troca depende do que for conveniente para cada jogador, e durante o jogo pode variar de acordo com os interesses dos jogadores. Outra opção é ter uma cidade num porto, que se localizam nas bordas do tabuleiro onde os custos estão marcados no tabuleiro, ou, se não houver outro remédio, trocar quatro cartas de um recurso por uma carta de outro recurso.

Cada jogo depende de uma combinação da colocação dos hexágonos, vilas, números e dos jogadores. Os dados afetam muito pouco o resultado de um jogo, pois um jogo é a soma das decisões da gestão dos recursos de cada jogador. O jogador que conseguir administrar melhor os seus recursos será o vencedor da partida.

Catan é ganho com pontos de vitória, que são gerados quando os jogadores colocam vilas, cidades, têm a rota mais longa, o maior exército ou quando compram cartas de desenvolvimento que podem dar pontos de vitória.

Embora existam muitos fatores que podem afetar um jogo, é um jogo muito rápido e fácil de explicar. Existem poucas mecânicas no jogo e um número limitado de decisões que pode tomar. As decisões que os jogadores tomam geralmente têm um efeito imediato e impactam os caminhos para a vitória não apenas para o jogador ativo, mas também para todos os outros jogadores.

Catan é um jogo onde existe muita interação entre os jogadores. Por exemplo, quando um jogador lança os dados de um sete, esse jogador move o ladrão. O ladrão é um token no tabuleiro que proíbe a geração de recursos no hexágono onde está colocado.

Catan está perfeitamente equilibrado, por isso as vitórias são conquistadas com pouquíssima margem. Cada jogador está investido no jogo até o final. Durante o jogo e de acordo com as decisões tomadas, cada jogador tem a possibilidade de ganhar até ao último momento.